• encontroprbibliote

Evento terá palestra sobre inovação em bibliotecas

Convergência de mídias faz parte da abordagem da atividade

Entre as atividades do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários, com realização entre os dias 8 e 10 de maio, está a palestra “Bibliotecários entre a inovação e os leitores”, ministrada por Ursula Blattmann, professora da Universidade Federal de Santa Catarina na graduação e pós-graduação nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

A atividade acontece na quinta-feira (10/05) no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa e visa abordar as inovações em bibliotecas e convergência de mídias. “A inovação significa adaptar um ambiente conforme as mudanças que permeia o nosso meio. Por exemplo, a informação no formato digital requer habilidades e competências em utilizar recursos para acesso e uso das fontes de informação”.

Ainda, segundo Ursula, antes um mapa estava impresso, hoje com um smartphone utiliza o serviço de localização, direciona trajetos pelo comando de voz e consegue tomar decisões com informações atualizadas sobre estradas, ruas, acidentes, radares e estimativas de rotas para conseguir evitar engarrafamentos e chegar com tranquilidade. “Nesse contexto cabe pensar em letramentos digitais. Isto significa conhecer quais os recursos, quais as vantagens e limitações de diferentes tecnologias da informação e comunicação”.

Ursula Blattmann possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina na graduação e pós-graduação nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. É Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos (NUPEAC) do Departamento de Ciência da Informação (UFSC). Desde 2011 atua na editoria da revista Ágora.

Interessados podem se inscrever para a palestra no site www.encontroprbibliotecarios.com.br. O valor é R$50 para profissionais e R$25 para acadêmicos.

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é realizado pela UEPG, através do Bicen e Nupepes, possui patrocínio do Colégio Sepam e ConSaúde, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa, Caixa Econômica Federal, Fundação Araucária, EBSCO e ITMS Group.

O hotel oficial é o Planalto e possui como apoiadores a Universidade Estadual de Londrina, Instituto Nação de Valor, Universo da Leitura, Federação Brasileira de Biblioteconomia e Cientistas da Informação (Febab), Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª região Paraná, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social e Educação Social (Nupeps – UEPG), Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.