• Yukê Comunicação

7º Encontro Paranaense de Bibliotecários engradece a biblioteconomia no Paraná

Evento aconteceu presencialmente e online e reuniu profissionais de diferentes áreas para discutir a importância das bibliotecárias e bibliotecários


Adriano Gonzaga de Souza Silva veio de Paracatu, Minas Gerais e assistiu diversas palestras, como de Ignácio de Loyola Lopes Brandão | Foto: Wiilian Ferreira / Yukê Comunicação

Entre os dias 25 e 27 de maio, aconteceu em Ponta Grossa o 7º encontro Paranaense de Bibliotecários e Encontro Sul Brasileiro de Bibliotecários. Promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Biblioteca Municipal Bruno Enei, a atividade contou com cem participantes de diversas partes do Brasil, como de cidades de Minas Gerais e do Maranhão.


Com uma programação rica em atividades, o encontro agradou quem participou, caso de Adriano Gonzaga de Souza Silva.


“O evento proporcionou, com os palestrantes e conversas com os colegas bibliotecários, que a biblioteca tem um papel transformador na sociedade, como disponibilizar informações e serviços da biblioteca, lazer, ambiente para estudo e palestra para a comunidade”, comenta.

O bibliotecário de Paracatu, Minas Gerais, enfatiza ainda que foi possível: “ver a realidade das bibliotecas e dos colegas bibliotecários do Paraná e trocar experiências boas e ruins. Volto com muitas expectativas e programas que podemos desenvolver na biblioteca da nossa cidade”, finaliza.


Maria Lúcia Madruga, uma das organizadoras do 7º Encontro, se mostra grata pela edição deste ano.

“Desde a retomada do nosso encontro, em 2018, passamos por muitos desafios, como reunir os colegas para discutir a biblioteconomia, fazer disso algo constante e agora, diante de uma pandemia, realizar nossa atividade presencialmente”, comenta.
Maria Lúcia Madruga é uma das responsáveis por resgatar o evento em 2018 | Foto: Wilian Ferreira / Yukê Comunicação

O 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e 1º Encontro Sul Brasleiro de Bibliotecários, realizado neste ano, inicialmente estava marcado para 2020, porém, por causa da pandemia de Covid-19, foi adiado para 2022, momento em que os grandes eventos voltaram a acontecer em Ponta Grossa.


Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, esteve presente na atividade e exaltou o evento: “No Brasil, nós precisamos de bibliotecas, para que nasça o escritor e o leitor. Nós não poderíamos herdar uma biblioteca se não fosse por meio das bibliotecas públicas”, comenta.


Miguel Sanches Neto exalto o evento e o papel do bibliotecários | Foto: Wilian Ferreira / Yukê Comunicação

Sanches enfatizou ainda a importância dos bibliotecários: “Vocês são formadores de escritores e, acima de tudo, instrumentos de cidadania e transformação social. Parabéns por essa missão de transformar e formar pessoas que podem transformar o país”, finaliza.





Ignácio Loyola de Brandão, importante escritor nacional, o doutor, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, o bibliotecário, Nelson Oliveira da Silva, o doutor, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, e o premiado, Cristian Brayner, foram os palestrantes do evento que ainda contou, como presente aos ouvintes, visita ao Buraco do Padre.


Em 2023, o Encontro Paranaense de Bibliotecários retorna, entretanto, a organização será da Associação Bibliotecária do Paraná,


Organizadores, patrocinador e apoiadores

O 7º Encontro Paranaense de Bibliotecários e Encontro Sul Brasileiro de Bibliotecários é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei. Possui patrocínio do Barbur Plaza Hotel através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa (nº12.066/14).

Entre os apoiadores estão a Fundação de Cultura de Ponta Grossa, Sepam Colégio, Viação Iapó, GGL Móveis de Aço - Ponta Grossa, Bibliotheca, FAUEPG, Senac, Associação Bibliotecária do Paraná, Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.